terça-feira, 22 de setembro de 2009

O cidadão comum e a mídia

Há algum tempo, pensávamos que estar exposto a mídia era apenas para artistas, seguidos de perto por jornalistas e suas câmeras, mas hoje, com o advento da publicações de vídeos, todos os cidadãos comuns estão expostos. Onde houver uma câmera e um deslize, podem acontecer cenas imprevisíveis e tudo, absolutamente tudo, está sendo jogado na mídia, mesmo sem consentimento e até sem o conhecimento das pessoas envolvidas. Até mesmo menores de idade estão sujeitos a terem suas imagens divulgadas.

Penso que se não forem criadas leis para a exposição de vídeos na mídia, a vida particular de qualquer um está em risco, basta apenas estar diante de pessoas sem escrúpulos, com uma câmera na mão.

Um comentário:

  1. Oi Lourdes,

    Temos leis que nos protegem, sim. A pessoa não pode utilizar a imagem sem autorização e sair publicando. Para isto acontecer, preciso ter uma autorização de uso da imagem, ao menos que a pessoa publicou um vídeo seu na web. A partir do momento que publico algo é de domínio publico. Filmar e publicar sem autorização não pode. O responsável responde judicialmente, se a pessoa envolvida se sentir exposta.

    Até mais...

    ResponderExcluir